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O homem que passou por baixo do arco-íris IBD

ALAMEDA
9786559661787
Portugués
Antologías

Sinopsis

O homem que passou por baixo do arco-íris apresenta um panorama do conto brasileiro sob o prisma da dissidência, incluindo obras produzidas durante um período caracterizado por uma crescente política de estigmatização e normalização de comportamentos e identidades.

O livro justapõe autores canônicos, como Machado de Assis, Coelho Neto, Mário de Andrade, Graciliano Ramos e Lygia Fagundes Telles; a outros menos conhecidos, como Domício da Gama, Pardal Mallet, Nestor Vítor, João Luso; e ainda outros, hoje praticamente desconhecidos, como Martins de Oliveira, autor da história que dá título ao volume.

Para além da homossexualidade, a dissidência é aqui entendida como a gama de comportamentos sociais e performances de gênero que durante décadas tenderam a ser classificadas como heterodoxas, anormais, doentias e, em muitos casos, simplesmente como esquisitices ou extravagâncias.

A reunião de narrativas de 38 autores, muitas delas inéditas em livro, oferece uma nova alternativa para se compreender a história da literatura no Brasil, distanciada do critério da nacionalidade e do modernismo.


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Com a virada para o século XXI, vieram à luz uma série de coletâneas reunindo amostras da produção contemporânea de autores identificados como gays ou LGBTQI+. Aqui, neste livro, nos voltamos para o passado e foram reunidos contos completos identificados com a produção LGBTQI+ publicados entre 1880 e 1950. Nos escritos de autores dos mais diversos é possível identificar, a forma pela qual o discurso científico passou a dominar as representações de dissidências sexuais e de gênero, sobretudo a partir das décadas finais do século XIX, e como de certo modo, esse discurso começou a se dissipar em meados do século XX, quando as representações de gênero e sexualidade se tornaram mais sutis e, ao mesmo tempo, mais heterogêneas. Pode-se questionar se, ao se republicar essas histórias que em sua maioria condenam todo tipo de dissidência sexual e de gênero, não estaríamos reproduzindo o caráter moralizante, patologizante, ou criminalizante das obras daquele período. Com certeza há esse risco, mas queremos acreditar que o resgate e a releitura desses contos possam também oferecer um potencial de rompimento com sua intenção original, criando possibilidades de recontextualização e redirecionamento. Dessa maneira, O homem que passou por baixo do arco-íris reúne exclusivamente os escritos que mostram que a sexualidade humana é muito mais diversa, heterogênea e interessante que os estudos do período tentavam enquadrar.

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Sobre o autor:

César Braga-Pinto ocupa a cátedra George F. Appel Professor in the Humanities na Northwestern University, Estados Unidos. É autor de As Promessas da história: Discursos proféticos e assimilação no Brasil Colonial (Edusp, 2003); A Violência das Letras: Amizade e inimizade na literatura brasileira (1888-1940) (EdUERJ, 2018); e Poses e posturas: performances de gênero e sexualidade na literatura brasileira (1850-1950) (Alamda, 2023).