Portada

INDEPENDÊNCIA EM VÁRIAS FACES IBD

ALAMEDA
9786559661732
Castellano
Historia

Sinopsis

Protagonismos e projetos plurais na emancipação do Brasil
O que diziam as vozes das ruas, das matas e das roças espalhadas pelo Brasil no tempo da independência? Sabiam o que se passava? Se preocupavam com o futuro?

Essas perguntas se fazem necessárias nos dias de hoje por muitos motivos. Poderíamos dizer que reverberam as reivindicações dos movimentos sociais que, atuando em muitas frentes - nas relações de gênero, étnico-raciais, de moradia, da terra - evocam a memória das ações populares em diferentes momentos da história do país.

De fato, nunca se desconheceu que as movimentações em torno da independência contavam com a presença do povo, ainda que os mais antigos e tradicionais estudos sobre o tema percebessem-nas pelo espectro da inferioridade moral e cognitiva do outro. Logo, se é preciso superar o desrespeito elitista de outrora, é urgente se voltar a esses grupos com novos problemas, fontes e metodologias.

Em alusão ao Bicentenário da Independência, nada mais oportuno do que evocar as tantas trajetórias que formaram o país e se lançar àqueles questionamentos poucas vezes feitos. Ressoando as vozes das ruas, das matas, das roças e até dos campos de batalha, do Maranhão e Piauí ao distante Rio de Janeiro (a depender do ponto de referência), os artigos aqui reunidos trazem descobertas preciosas de pesquisadoras/es que ousaram perguntar: o que fizeram, pensaram e projetaram mulheres, pobres e não-brancos durante a independência do Brasil?"

SOBRE OS ORGANIZADORES: João Paulo Peixoto Costa é Professor do IFPI, campus Floriano, do PROFHISTÓRIA e do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da UESPI. Doutor em História Social pela Unicamp. É membro da Sociedade de Estudos do Brasil Oitocentista (SEBO) da UFC. Ana Sara Cortez Irffi é professora no Departamento de História da UFC, do Programa de Pós-graduação em História Social da UFC e do PROFHISTÓRIA/UFC, Campus Benfica. É membro e coordenadora da Sociedade de Estudos do Brasil Oitocentista (SEBO) da UFC e faz parte do INCT Proprietas.

Autores deste volume: Ana Sara Cortez Irffi, Danielly de Jesus Teles, Elizabeth Sousa Abrantes, Fernando Lobo Lemes, Francisco Cancela, Gladys Sabina Ribeiro, João Paulo Peixoto Costa, Johny Santana de Araújo, Yuri Givago Alhadef, Sampaio Mateus.